APAF já reagiu à agressão ao árbitro num jogo da AF Braga

A Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) condenou todos os atos de violência contra os árbitros e pediu “medidas rigorosas” para punir agressores, além de um reforço no trabalho de sensibilização.
“A APAF repudia todos os atos de violência, independentemente da sua natureza e/ou origem, mantendo-se intransigente na defesa da integridade física e emocional dos árbitros. Por isso, não abdicamos de comunicar às entidades competentes todos os casos, pedindo punições exemplares para os agressores”, afirmou o organismo em comunicado.
A associação alerta para o aumento preocupante de agressões por parte de jogadores, treinadores, dirigentes e adeptos e defende que “o desporto deve ser um espaço de respeito, fair-play e competição saudável”, sem espaço para intimidação ou normalização da violência.
A APAF sublinha a necessidade de uma mudança de mentalidade e de uma intervenção mais firme das autoridades, criticando a falta de medidas eficazes que acabam por incentivar mais agressões.
“A paixão pelo jogo não pode ser usada como desculpa para os atos de violência sobre os árbitros. O respeito vence sempre”, conclui a associação.