Aprovado aumento no salário de Frederico Varandas e outros dirigentes do Sporting
O Sporting aprovou esta quarta-feira a nova tabela salarial dos membros da SAD leonina. Foi decidido um aumento de até 32% no salário de Frederico Varandas e dos restantes membros da administração.
Num comunicado enviado à CMVM, o clube informou que a proposta foi aprovada numa Assembleia Geral Extraordinária, com maioria dos votos. Houve 1.263.215 votos a favor, o que corresponde a mais de 86%, enquanto 200.057 votaram contra, havendo ainda 20 abstenções.
O presidente da Mesa da Assembleia Geral, Bernardo Ayala, comentou sobre a proposta aprovada e o momento considerado “adequado”.
“Não houve nenhum tipo de problema. O que houve, sim, foi um debate animado. Estavam presentes na sala vários acionistas que não apoiavam a proposta apresentada e expressaram as suas opiniões livremente, como sempre acontece. Não considero isso um problema, mas sim democracia. A proposta não foi consensual e isso gerou um debate muito aberto, onde cada pessoa expôs o seu ponto de vista e foi ouvida sem limite de tempo”, afirmou.
“Uma empresa realizou um estudo focado principalmente em temas de competitividade externa. Na minha perspetiva, o estudo foi bem feito e retrata fielmente o mercado português no que diz respeito aos pontos relevantes. Não é um estudo perfeito, tem pontos fortes e fracos, e a Comissão analisou-o de forma crítica”, acrescentou.
“Nesta Assembleia Geral Extraordinária, mexemos apenas na remuneração fixa, não na remuneração variável. Esta última depende do cumprimento de objetivos desportivos e financeiros e não sofreu alterações. Na remuneração fixa, não consideramos o sucesso desportivo e financeiro, mas sim a comparação com o mercado, a justiça interna, o nível de exposição e risco, e a acumulação de responsabilidades. Na remuneração fixa, olhamos para o cargo no Sporting CP, seja ele executivo ou não-executivo, independentemente da pessoa que o ocupa, da sua competência ou desempenho, que são relevantes para a remuneração variável. A remuneração fixa depende mais da função e do que ela representa”, concluiu.
Com esta medida, Frederico Varandas poderá receber um salário anual de até 240 mil euros. Francisco Salgado Zenha e André Bernardo poderão receber até 190 mil euros por ano.