As equipas apuradas e eliminadas da Liga dos Campeões
Com apenas duas jornadas restantes na fase de Liga da UEFA Champions League, a competição encontra-se marcada pela incerteza. Até agora, apenas o Liverpool, com um registo perfeito, e o Barcelona, com cinco vitórias em seis jogos, garantiram pelo menos um lugar no playoff.
No outro extremo, equipas como Young Boys, Slovan Bratislava e Leipzig já sabem que não continuarão nas competições europeias após janeiro. O Leipzig, em particular, será o próximo adversário do Sporting.
Os oito primeiros classificados da tabela avançam diretamente para os oitavos de final, enquanto as equipas entre o 9.º e o 24.º lugares terão de disputar um playoff, uma espécie de 16 avos de final, com jogos marcados para 11/12 e 18/19 de fevereiro. Os oitavos de final acontecerão em março.
Entre os clubes portugueses, o Sporting e o Benfica mantêm-se na luta pelo top 8, ambos com 10 pontos. O Sporting enfrentará o Leipzig na quarta-feira e concluirá esta fase frente ao Bolonha, que pode já estar eliminado. Por outro lado, o Benfica terá pela frente o Barcelona e, posteriormente, deslocar-se-á a Turim para defrontar a Juventus, que regista apenas duas derrotas na temporada.
Se a fase de Liga terminasse hoje, surpreendentemente, equipas como Aston Villa, Lille e Brest estariam no top 8, enquanto pesos-pesados como Bayern de Munique e Real Madrid teriam de disputar o playoff. O PSG, por sua vez, ficaria já eliminado.
A última jornada, programada para 29 de janeiro, promete ser decisiva e emocionante, com as 36 equipas em competição a entrarem em campo às 20 horas para disputar 18 jogos, onde emoção e cálculos serão inevitáveis.