Ataque num mercado de natal faz mais de 200 feridos e 5 mortos
Cinco pessoas perderam a vida e cerca de 200 ficaram feridas, incluindo 41 em estado grave, após um atropelamento ocorrido num mercado de Natal em Magdeburgo, Alemanha. Entre os feridos, 86 continuam hospitalizados, enquanto 78 sofreram apenas ferimentos ligeiros, segundo o jornal Bild.
O ataque, que abalou a Alemanha e o mundo, foi provocado por um automóvel que entrou em alta velocidade no mercado, arrastando dezenas de pessoas. O condutor, um médico saudita de 50 anos identificado pelos media como Taleb A., foi detido no local.
Durante a noite, as autoridades realizaram buscas na residência do suspeito, conforme relatado pela agência Reuters. O jornal alemão FAZ recorda uma entrevista ao homem em 2019, onde ele se descreveu como um ativista anti-islâmico. Na altura, afirmou: “Pessoas como eu, com antecedentes islâmicos mas sem crença, não são compreendidas nem toleradas pelos muçulmanos daqui. Sou o crítico mais agressivo da história do Islão. Se não acreditam, perguntem aos árabes”.
A investigação está em curso, mas a agência de informações internas da Alemanha recusou-se a comentar o caso.
Meet Taleb Al Abdulmohsen, the coward who mowed people down in a car at a Christmas market in Magdeburg (Germany) last night.
What do we know about Taleb?
• He is a NON-MUSLIM (an ex-Muslim).
• He is a SUPPORTER of the @AfD (who @elonmusk believes will “save Germany”).
— Dilly Hussain (@DillyHussain88) December 21, 2024
🔴#ÚltimaHora: Atropello en Alemania con al menos 11 muertos y + de 60 heridos.
Se ha producido en un mercadillo navideño en Magdeburgo, Alemania. Estas son las escalofriantes imágenes del atropello múltiple. El autor de los hechos ha sido detenido. pic.twitter.com/qIvWEaNTtw— Diego Ferro Actor (@DiegoFerroAct) December 20, 2024