Barcelona pode ser excluído da Liga dos Campeões após acusações de corrupção
A participação do Barcelona na Liga dos Campeões está ameaçada devido às acusações de suborno feitas contra o clube, os ex-presidentes Sandro Rosell e Josep Maria Bartomeu, o antigo dirigente da arbitragem espanhola José María Enríquez Negreira e seu filho, pelo juiz de instrução do “Caso Negreira”.
O Barcelona integra o Grupo H da competição, juntamente com o FC Porto, Antuérpia e Shakhtar Donetsk. No entanto, sua admissão nesta edição da Liga dos Campeões foi concedida de forma provisória pela UEFA, que se reservou o direito de tomar uma decisão definitiva posteriormente.
De acordo com relatos na Espanha, os desenvolvimentos na investigação do “Caso Negreira” podem ter sérias consequências para o Barcelona. As sanções podem ser aplicadas de duas formas: através de processos disciplinares, que podem ser mais demorados, ou pela exclusão imediata das provas da UEFA.
“O Barcelona é admitido provisoriamente a participar nas competições. O organismo reserva-se o direito de tomar uma decisão futura sobre a admissão/exclusão das competições de clubes da UEFA. O Barcelona tem a obrigação de manter o organismo informado sobre a evolução das investigações em curso de uma forma proactiva e de fornecer todos os documentos e informações solicitados”, disse a UEFA.
De acordo com o jornal AS, a UEFA prefere aguardar por uma decisão do sistema judicial espanhol antes de tomar uma decisão definitiva sobre o assunto. No entanto, a Comissão de Ética e Disciplina do organismo pode optar por tomar medidas imediatas.
O Barcelona, com jogadores como João Félix e João Cancelo, está programado para enfrentar o FC Porto no Estádio do Dragão em 4 de outubro, no segundo jogo do Grupo H. Um eventual afastamento do Barcelona da Liga dos Campeões teria sérias repercussões para o clube, especialmente considerando os problemas financeiros que têm enfrentado nos últimos anos.