Bola de ouro de Messi causa polémica por subornos por parte do PSG
O jornal ‘Le Monde’ noticia neste sábado uma investigação da polícia francesa sobre a possível tentativa de suborno por parte dos responsáveis do Paris SG para assegurar a vitória de Lionel Messi na Bola de Ouro de 2021.
Segundo as informações divulgadas pela imprensa francesa, o diretor de comunicação Jean-Martial Ribes terá oferecido “vários presentes” a Pascal Ferre, antigo editor da ‘France Football’ responsável pela gala que concede o prémio. Estes presentes incluíram bilhetes VIP para jogos no Parque dos Príncipes, viagens na Qatar Airways (patrocinador do clube), entre outros benefícios.
Na investigação, que incrimina Ribes pelos crimes de “corrupção” e “tráfico de influências” – este último relacionado com a oferta de bilhetes e favores a políticos e artistas –, menciona-se também o nome de Nasser Al-Khelaifi. Contudo, não se sabe se há uma ligação direta a atos ilícitos neste caso.
É relevante destacar que Messi, de facto, conquistou a Bola de Ouro de 2021, com 613 votos, superando os 580 de Robert Lewandowski e os 460 de Jorginho. Cristiano Ronaldo ficou em 6.º lugar nesse ano, com 178 votos.