Clubes portugueses podem perder caso não haja policiamento nas competições europeias

O FC Porto enfrentará o Arsenal na primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões em 21 de fevereiro, enquanto o Sporting jogará contra o Young Boys na segunda mão do play-off de acesso aos ‘oitavos’ da Liga Europa. O Benfica e o Sporting de Braga, na mesma fase, iniciarão as suas campanhas em casa contra o Toulouse e o Qarabag, respetivamente, em 15 de fevereiro.
José Miguel Albuquerque, líder da Associação Portuguesa de Direito Desportivo, expressou preocupação com a possibilidade de os clubes portugueses serem punidos com derrota se não houver policiamento em jogos europeus, citando o caso do Tottenham na Liga Conferência Europa em 2021/22. Albuquerque também comentou sobre os adiamentos recentes de jogos de futebol em Portugal devido à falta de policiamento e apontou a necessidade de uma abordagem mais eficaz para evitar incidentes semelhantes no futuro.
“Antecipo como possibilidade que os clubes possam vir a ser punidos com a sanção de derrota se não houver um jogo em Portugal a contar para qualquer competição europeia por ausência de policiamento. Isso implicaria mexer com os calendários de equipas que jogam em outros campeonatos, mas que não terão necessariamente de se reajustar. Eu acredito que seja possível que a competição pura e simplesmente siga em frente. Não é que fosse o cenário ideal, mas também não vejo solução”, disse.