Conselho de Arbitragem já emitiu um novo comunicado sobre as falhas no Estádio do Dragão
O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol divulgou um comunicado nesta segunda-feira para esclarecer os eventos que ocorreram no jogo entre o FC Porto e o Arouca.
Comunicado na íntegra:
“No seguimento do incidente verificado no jogo FC Porto-Arouca, da quarta jornada da Liga Betclic, o Conselho de Arbitragem informa o seguinte:
No jogo FC Porto – FC Arouca verificou-se, ao minuto 87, uma falha de comunicações e vídeo na área de revisão do árbitro (RRA – Referee Review Area). Face ao sucedido, foi utilizado um equipamento móvel – disponível em todos os estádios – a fim de comunicar com o Centro de Vídeo Arbitragem, na Cidade no Futebol. Perante o ocorrido, o Conselho de Arbitragem solicitou informação técnica, que agora se partilha.
Ao analisarem o incidente, os técnicos concluíram que a única tomada elétrica disponível na área de revisão do estádio não tinha corrente elétrica e que ao longo do jogo o sistema de energia de reserva – também conhecido como UPS (Uninterrupted Power Supply) – esgotou-se. Esta tomada elétrica não possui energia socorrida ou assistida, de acordo com informação técnica. Assim que foi detetada a falta de energia, iniciou-se o processo de mudança dos equipamentos para o segundo sistema de energia de reserva (UPS), tendo o serviço sido completamente restabelecido ao minuto 101. A solução técnica que liga a Cidade do Futebol ao Estádio do Dragão não registou qualquer falha.
A vídeoarbitragem da Liga Betclic recorre a tecnologia certificada e utilizada em diversas competições internacionais. O VAR foi introduzido em Portugal em maio de 2017 e o tempo de funcionamento sem quebras do serviço é de 99,8 por cento.”
FC Porto, Caso, Mehdi Taremi (VAR), 90m
Não há penálti! Miguel Nogueira assinala grande penalidade sobre Mehdi Taremi num primeiro momento, mas depois de alertado pelo VAR decide ir ver as imagens. Aparentemente terá havido dificuldades técnicas que #LigaPortugalBetclic #FCPFCA pic.twitter.com/oNXUfekP2T
— VSPORTS ARCHIVE (@VsportsArchive) September 3, 2023