Daniel Alves vai receber a fiança de volta e há um motivo para isso acontecer
Depois de passar 14 meses detido em Barcelona, Daniel Alves foi libertado nesta segunda-feira (25). O jogador pagou uma fiança de 1 milhão de euros e aguardará em liberdade até que os recursos da sua condenação sejam julgados em segunda instância.
O advogado Angel Vazquez, que possui licenciaturas tanto no Brasil quanto em Espanha, explicou que o valor da fiança será devolvido a Daniel Alves, independentemente do desfecho do julgamento, uma vez que o montante depositado serve como garantia ao Estado de que o jogador não irá fugir.
“A fiança vai ser devolvida posteriormente em qualquer caso, a menos que ele não cumpra as condições que foram impostas com a fiança para liberdade provisória. A antiga decisão (negar liberdade provisória) havia sido feita com base no alto risco de fuga que ele representa por conta da alta capacidade económica. A partir do momento em que ele é colocado em liberdade provisória, com medidas restritivas, como a obrigação de comparecer semanalmente ao tribunal, os julgadores entendem que o risco de fuga foi reduzido”, afirmou à CNN.
O especialista em direito esclarece que a fiança foi estabelecida precisamente para garantir que Daniel Alves cumpra todas as condições necessárias para permanecer em liberdade condicional. Em caso de condenação, se o tribunal determinar que ele deve pagar uma nova indemnização à vítima, esse valor será deduzido da quantia depositada como fiança.