Daniel Alves vai receber uma indemnização por ter estado preso 14 meses

O Tribunal Superior de Justiça da Catalunha absolveu por unanimidade Dani Alves da acusação de agressão sexual, decisão que lhe confere agora o direito a uma indemnização pelo período em que esteve em prisão preventiva.
O ex-defesa do Barcelona tinha sido condenado em primeira instância a quatro anos e seis meses de prisão, mas, com a reviravolta judicial, terá agora direito a receber 11 mil euros pelo tempo em que esteve detido. No entanto, segundo o juiz José Antonio Vásquez Traín, citado pelo jornal Marca, Alves poderá solicitar um montante superior.
A legislação espanhola prevê que qualquer pessoa que tenha estado em prisão preventiva e seja posteriormente absolvida possa requerer uma compensação financeira, ajustada ao tempo de privação de liberdade e às repercussões pessoais e familiares decorrentes da detenção. No caso de Dani Alves, que passou mais de um ano e meio na prisão, a sua libertação aconteceu após o pagamento de um milhão de euros de fiança.
A decisão do tribunal foi recebida com alegria pela família do jogador. A mãe de Alves, Maria Lúcia Alves, manifestou-se nas redes sociais, escrevendo: “Graças a Deus por tudo. Toda a honra e glória.”