Daniel Alves vai voltar a tribunal, desta vez no Brasil

O site UOL noticia no Brasil que Dani Alves será novamente julgado, desta vez no seu país natal. Enquanto aguarda em liberdade condicional a resolução dos recursos apresentados na Espanha, após ter sido condenado em Barcelona a quatro anos e meio de prisão por violação, o jogador brasileiro está a ser acusado de ter se apropriado indevidamente de uma música criada por dois compositores sertanejos.
O cerne da questão reside na canção intitulada ‘Avião’, divulgada pelo defesa em 2020 como parte de uma campanha da ONU contra a desinformação durante a pandemia de covid-19. Giuliano Matheus e o seu filho Thiago Matheus afirmam ser os criadores da música, a qual teriam apresentado a Dani Alves durante uma reunião na Itália, em 2017.
Durante essa reunião, o defesa brasileiro teria manifestado interesse em ingressar no universo da música, chegando, segundo a acusação, a sugerir alguns versos que foram aceites por Giuliano. Contudo, desentendimentos de natureza comercial acabaram por inviabilizar o lançamento da música.
Em 2020, Dani Alves divulgou um videoclipe da música como parte do projeto da ONU, que contou com a colaboração de diversos artistas brasileiros. Isso levou os compositores a apresentarem uma queixa judicial em 2021: “Ele excluiu de forma fraudulenta os nomes dos verdadeiros criadores. Em outras palavras, para realizar uma campanha contra notícias falsas, a ONU utilizou uma obra com autoria falsa!”, acusaram os dois compositores.