Estádio da Luz, de Alvalade e do Dragão vão receber obras para o Mundial 2030
Os estádios de Benfica, FC Porto e Sporting receberão investimentos significativos antes do Mundial de 2030, cuja organização será confirmada oficialmente no Congresso da FIFA. Edificados para o Euro 2004, estes recintos são os únicos em Portugal que cumprem as exigências da FIFA para receber jogos da competição.
Estádio da Luz (Benfica)
O Estádio da Luz será ampliado para 70 mil lugares, conforme anunciado por Rui Costa, presidente do Benfica. Além disso, o recinto já recebeu atualizações em 2023, como melhorias no sistema sonoro e de iluminação, novos ecrãs e painéis LED.
Estádio José Alvalade (Sporting)
O Sporting está a realizar uma remodelação faseada do Estádio José Alvalade, incluindo o fecho do fosso, aumento da capacidade para mais 2 mil lugares e melhorias na experiência dos adeptos, como lounges e novos ecrãs. O investimento já alcança 7,4 milhões de euros, com planos para um novo museu no Alvaláxia.
Estádio do Dragão (FC Porto)
O FC Porto firmou um acordo com a empresa espanhola Ithaka Infra III para a exploração comercial do Dragão por 25 anos. Esta parceria inclui melhorias no estádio e um potencial investimento total de 100 milhões de euros.
A candidatura “Yalla Vamos”, que envolve Espanha, Portugal e Marrocos, será a primeira a reunir seis países de três continentes. Além dos estádios portugueses, a candidatura inclui recintos históricos como o Santiago Bernabéu (Madrid), o Camp Nou (Barcelona) e o futuro Grand Stade Hassan II (Casablanca). O Mundial de 2030 marcará o centenário da competição, com jogos iniciais na América do Sul, celebrando as origens do torneio.