Ex-jogador do Benfica envolvido numa grande polémica após atitude durante o minuto de silêncio
Jean-Clair Todibo passou pelo Benfica na temporada 2020/21 e agora está no centro da mais recente polémica do futebol francês, após ter sido apanhado a rir durante um minuto de silêncio em homenagem a um professor que foi assassinado por um extremista islâmico numa escola. Esse momento aconteceu antes do jogo entre os Países Baixos e a França, na noite de sexta-feira.
As imagens rapidamente se espalharam pelas redes sociais, e muitas críticas foram feitas à atitude do defesa francês de 23 anos, que acabou por não jogar nessa partida.
A Federação Francesa de Futebol ainda não emitiu uma resposta oficial à polémica, mas tudo indica que o jogador já terá sido repreendido pelo seu comportamento.
É importante recordar que horas antes do jogo, que confirmou a qualificação de França para o Euro’2024, um professor foi morto numa escola secundária em Arras, no norte de França, por um russo-checheno de 20 anos, num ataque islâmico que também feriu outras três pessoas. Esse incidente levou o governo francês a elevar o alerta antiterrorista Vigipirate para o nível mais alto, sob a liderança da primeira-ministra Élisabeth Borne.
France and Nice centre back Jean-Clair Todibo laughs during the minute of silence for the teacher whose throat was slit in Arras. pic.twitter.com/vhZclyxStT
— Total Football (@TotalFootbol) October 14, 2023