FC Porto conseguiu passar o controlo financeiro da UEFA
A SAD do FC Porto conseguiu, graças ao esforço da Direção Financeira, superar grandes desafios e passou no controlo do Comité Financeiro da UEFA, cuja verificação ocorrerá amanhã. Todos os documentos necessários já foram enviados. A atual Administração trabalhou intensamente para abrir um diálogo com os credores, abordando as dificuldades de um panorama financeiro complexo herdado da gestão anterior.
No passado dia 3 de junho, representantes do FC Porto, incluindo José Pereira da Costa, administrador financeiro da SAD, e José Luís Andrade, responsável pelas áreas Jurídica e de Relações Internacionais, estiveram na sede da UEFA, em Nyon, Suíça. Durante o último trimestre, cumpriram rigorosamente os requisitos do Regulamento de Licenciamento de Clubes e Sustentabilidade Financeira da UEFA, incluindo a regularização de pagamentos em atraso, como salários e dívidas fiscais.
É importante recordar que o Comité de Controlo Financeiro da UEFA tinha inicialmente decidido excluir o FC Porto das competições europeias por uma época, mas essa sanção está suspensa. A exclusão só será efetivada se o clube não cumprir com o ‘fair-play’ financeiro nas épocas de 2025/26, 2026/27 e 2027/28. O FC Porto também foi multado em 1,5 milhões de euros devido a dívidas a outros clubes, funcionários e autoridades fiscais.
Os portistas permanecem sob supervisão da UEFA, que realizará dois novos controlos de sustentabilidade financeira: um em setembro e outro em dezembro. Embora o exercício da SAD para 2023/24 possa mostrar um saldo negativo — o primeiro semestre terminou com um resultado positivo de 35 milhões de euros, mas o passivo ultrapassa o ativo corrente em 176 milhões de euros —, a UEFA alertou para a necessidade de um controlo rigoroso de custos e de uma abordagem estratégica no mercado de transferências.