FC Porto já definiu preço para a venda de Otávio
Após uma temporada destacada que culminou com a conquista da Taça de Portugal, Otávio despertou o interesse de vários clubes europeus e árabes. No entanto, a SAD liderada por Pinto da Costa pretende manter o médio no elenco, pois Sérgio Conceição considera o jogador fundamental para a próxima temporada 2023/2024.
Durante as celebrações após a vitória sobre o SC Braga no Estádio Nacional, o jogador internacional português afirmou aos jornalistas que ficaria. No entanto, segundo informações do jornal A BOLA, nos últimos dias têm surgido propostas e sondagens para contratar o jogador, mas os dirigentes do Porto não estão inclinados a abrir mão do internacional português. Além disso, Otávio possui contrato até 2025 e conta com uma cláusula de rescisão de 40 milhões de euros até 15 de julho, que aumenta para 60 milhões de euros a partir de 16 de julho. A sua importância para a equipa é evidente e Otávio analisará todas as propostas que surgirem em julho e agosto antes de tomar uma decisão.
Otávio é o jogador que trabalha há mais tempo com Sérgio Conceição e é considerado uma extensão do treinador dentro de campo. No entanto, uma possível transferência, mesmo por 60 milhões de euros, não representaria um lucro total para a SAD, uma vez que o FC Porto detém apenas 67,5% dos direitos económicos do jogador.
Embora a intenção de Pinto da Costa e da administração, assim como de Sérgio Conceição, seja manter Otávio na equipa do Porto, tudo dependerá das leis do mercado. Se surgir um clube disposto a pagar 60 milhões de euros pelo jogador, não haverá nada a fazer. É importante lembrar que o mercado árabe e catari está muito forte quando se trata de altos salários e bónus de assinatura, mas geralmente eles apostam em jogadores com contratos próximos do fim, como nos casos de Uribe e Benzema, por exemplo.