FC Porto tem o menor tempo útil de jogo da Liga Portuguesa
Após quatro jornadas, é evidente que os jogos em que o FC Porto está envolvido têm um tempo de jogo útil mais curto. Os dragões ocupam o último lugar entre os 18 clubes da Liga Betclic nesse aspecto, com uma taxa de aproveitamento inferior a 50%. Isso é ainda mais relevante considerando que o FC Porto é a segunda equipa com mais minutos de jogo no início do campeonato.
Como pode ver na tabela, a percentagem de tempo útil nos jogos do FC Porto fica abaixo de 50% (49,6), mais de sete pontos percentuais atrás do clube líder nesse ranking, o Famalicão, com 56,9%. Isso significa que, em média, os jogos do FC Porto tiveram apenas 53,30 minutos de tempo real de jogo.
Esta situação ocorre mesmo quando os jogos do FC Porto têm um período de compensação mais longo e são a segunda equipa com mais tempo médio de jogo, apenas atrás do Arouca. Basicamente, o FC Porto tem jogos que duram muitos minutos, mas o tempo real de jogo é curto. Além disso, nenhum dos jogos do FC Porto está entre os 20 da 1ª Liga com a maior porcentagem de tempo útil de jogo no início desta temporada.
O FC Porto está preocupado com esta situação, especialmente quando comparado com outros candidatos ao título, como Benfica, Sporting e Sp. Braga, que estão entre os 8 primeiros clubes com melhor aproveitamento. O Sporting está logo atrás do Famalicão no ranking do tempo útil e tem os seus quatro jogos disputados entre os 20 com maior percentagem de tempo útil. O Benfica tem em média quase três minutos a mais de jogo do que os dragões.