Fernando Madureira denunciou outros membros dos Super Dragões em tribunal
Durante a instrução do caso ‘Operação Pretoriano’, Fernando Madureira, conhecido como ‘Macaco’, destacou a sua relevância no universo portista ao afirmar: “Sou uma figura do FCP, quer se queira quer não”. Esta declaração foi feita pouco antes de ser decidido que será julgado juntamente com outros 11 arguidos.
Relativamente aos acontecimentos na assembleia de novembro de 2023, Madureira desviou a responsabilidade para outros membros dos Super Dragões. O líder da claque indicou que presenciou distúrbios provocados por Vítor Bruno ‘Aleixo’ e “outros candongueiros”, acrescentando que Hugo ‘Polaco’ terá roubado pulseiras de acesso ao pavilhão.
A decisão instrutória, divulgada na última quinta-feira, criticou severamente a conduta de Fernando e Sandra Madureira durante o evento. A juíza Filipa Azevedo referiu que “a própria postura corporal dos arguidos Fernando e Sandra Madureira mantida na assembleia, gesticulando efusivamente em tom autoritário e de exaltação, acompanhados pelo seu séquito, abordando os sócios de forma violenta e intimidatória, denuncia o seu estado de espírito e é bem elucidativa das suas intenções”. Por estas razões, a magistrada decidiu manter Madureira em prisão preventiva.