FIFA testa um novo VAR e pode desaparecer a função mais polémica
Clos Gómez, encarregado da implementação do VAR no futebol espanhol, mostrou-se bastante satisfeito com o desempenho do sistema em entrevista ao jornal Marca deste domingo. No entanto, reconheceu que há espaço para melhorias e expressou abertura para explorar novas iniciativas, como o sistema alternativo que a FIFA está a testar. Neste novo modelo, as jogadas só são analisadas quando requisitadas por capitães e/ou treinadores, em vez de uma revisão automática.
Gómez explicou que atualmente todas as jogadas são verificadas e que a intervenção só ocorre quando há erros claros e evidentes. Com o novo sistema, elimina-se a decisão de chamar ou não o árbitro para ver o lance, o que tem sido uma fonte de controvérsia. Similar ao ténis, a revisão seria solicitada através de um sinal visível, como o levantar de uma placa pelo capitão ou treinador.
Gómez acrescentou que esta mudança permitiria duas ou três solicitações deste tipo por jogo e mostrou-se receptivo a testar a eficácia do método: “Vamos ver se funciona e se é bem recebido. Estamos prontos para nos adaptar ao que o futebol decidir. Se for bem-sucedido, devemos prosseguir”, concluiu Clos Gómez.