Frederico Varandas visa Benfica em grande parte da entrevista “Sporting é um clube muito mais sustentado, organizado, competitivo, estruturado”
Frederico Varandas deu uma grande entrevista e abordou vários temas atuais do clube leonino e também do futebol em geral. O presidente do Sporting abordou várias vezes o grande rival Benfica.
O que disse Frederico Varandas sobre o Benfica:
“Se quisermos ter um pouco de lucro, temos de ter receitas de tesouraria. O Sporting tinha de vender à volta de 80 milhões de euros. Por fair-play financeiro, obras de infraestruturas, etc. O Benfica e o FC Porto tem décadas a vender por valores acima dos do Sporting.”
“O Benfica, nas últimas três épocas, investiu mais de 200 milhões de euros e ganhou zero. Mas sou responsável pelo Sporting, apesar de conhecer bem as contas dos adversários. Um dos problemas do Sporting é que durante 15 anos não investiu em nada mais que na equipa de futebol. Os adversários investiram estruturalmente no clube, na empresa, criaram receitas para além do futebol. Ter menos ovos que Benfica e FC Porto e não os pôr todos na equipa de futebol. Investimos na requalificação da Academia, do estádio. Isto não dá golos mas é isto que vai permitir ao Sporting crescer. Para além dos sucessos desportivos conseguimos 15 por cento em sócios, receitas recorde, crescemos 70 por cento em relação à melhor época de sempre, 2019/20. Sete das maiores vendas dos últimos dez anos foram feitas no nosso mandato. Conseguimos encurtar a distância para os rivais.”
“O plantel do Sporting tem quatro jogadores no Mundial, o FC Porto tem quatro e o Benfica agora tem mais um, eram cinco e agora são seis. Se me perguntar se é justo, não consigo concordar com o selecionador por dois jogadores do Sporting não estarem na Seleção Nacional. Gonçalo Inácio é titular do Sporting desde os 18 anos e mais do que não ir ao Mundial é não ser internacional. Pedro Gonçalves também não está, apesar do rendimento que tem mostrado. O João Mário, em 2020, chega ao Sporting, ganha todo o ano, é campeão nacional, nunca foi chamado. Em julho muda de clube e no final de agosto é convocado. Se gosto de ver isto? Não, não gosto. Não acho justo. Mas quero que a Seleção ganhe, obviamente.”
“Benfica? Respeito muito quem governa as outras casas. Mais importante do que os títulos conquistados é o caminho que estamos a percorrer e que o Sporting vai continuar a percorrer.”
“Em 15 anos o Benfica trabalhou muito bem. Mas atualmente, nos últimos quatro anos, o Sporting é um clube muito mais sustentado, organizado, competitivo, estruturado. Nunca vou hipotecar o futuro do Sporting por uma vitória ou um mandato e se tiver de cair, caio.”
“João Pinheiro teve uma arbitragem muito infeliz por o Coates ter sido expulso por uma simulação grosseira do Taremi e este ano, no jogo do Benfica, esteve muito melhor. O ambiente na arbitragem está muito melhor porque o Sporting não se queixa da arbitragem. Há este silêncio porque o Benfica está em 1.º lugar, se estivesse em 2.º ou 3.º lugar, isto não estaria tão sossegado.”.