Imprensa suiça destaca prejuízo do FC Porto em comparação aos rivais mais diretos
O site suíço Swiss Ramble, especializado em questões financeiras relacionadas com o desporto, analisou as contas anuais do FC Porto referentes à temporada 2022/23 divulgadas nesta segunda-feira e destacou o grande prejuízo, o que contrasta com os lucros anunciados pelos principais rivais.
O FC Porto apresentou um prejuízo de cerca de 47,627 milhões de euros, enquanto Sporting (25,2 milhões de euros), Sp. Braga (20,3 milhões de euros) e Benfica (4,2 milhões de euros) divulgaram números positivos. Estas sociedades juntas obtiveram um lucro de 49,7 milhões de euros, tornando a SAD do FC Porto mais suscetível a críticas à sua gestão.
O Swiss Ramble, ao analisar o Relatório e Contas do FC Porto, destaca as conquistas desportivas, como a Taça de Portugal, Taça da Liga, Supertaça e a presença nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões, mas ressalta que mesmo esses sucessos não resultaram em lucro.
O site suíço observa que a quebra significativa nas mais-valias das transferências de jogadores, de cerca de 70 milhões de euros (de 83 milhões de euros para 14 milhões de euros), contribuiu para essa situação. No exercício anterior, as vendas de jogadores como Luis Díaz, Vitinha e Fábio Vieira contribuíram para maiores receitas.
Em 2022/23, a opção de compra de Diogo Leite pelo Union Berlin gerou uma mais-valia de 5,7 milhões de euros, após a dedução de 1,226 milhões de euros relacionados com vários custos, incluindo “custos com serviços de intermediação prestados pela PP Sports, Lda”, a empresa do agente Pedro Pinho, conhecido por ser próximo de Pinto da Costa. Por outro lado, Francisco Conceição deixou 5 milhões de euros de mais-valia quando se transferiu para o Ajax.
O Swiss Ramble também menciona um aumento nas receitas (15 milhões de euros) devido a um desempenho mais bem-sucedido na Liga dos Campeões, mas esse aumento foi anulado pelo aumento dos custos em áreas como os custos com pessoal (12 milhões de euros) e outras despesas (7 milhões de euros).