Já é conhecido o castigo de João Carvalho após a expulsão contra o Sporting

O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) manteve, esta sexta-feira, a penalização aplicada a João Carvalho após o Sporting-Estoril (3-1), disputado na passada segunda-feira. O médio foi expulso nos descontos por tocar com a mão na bola dentro da área, lance que resultou num penálti favorável aos leões. A defesa apresentada pelo jogador não foi suficiente para reverter a decisão.
Na sua argumentação, João Carvalho alegou que a queda que levou ao toque na bola foi provocada por um contacto de Viktor Gyokeres, do Sporting. “A queda do jogador João Carvalho é provocada pelo contacto do n.º 9 da equipa adversária que, em sequência, acaba por levar a que o Jogador João Carvalho toque, inadvertidamente (e não deliberadamente), na bola com a mão, num movimento natural de queda provocada. Neste sentido, não havendo qualquer movimento deliberado do Jogador João Carvalho, a sanção de expulsão entende-se como demasiado onerosa para o Jogador, pelo que se requer a despenalização do mesmo”, lê-se na defesa apresentada.
No entanto, o CD rejeitou o pedido, considerando que as imagens anexadas não foram suficientes para contrariar os relatórios oficiais. “Não se vislumbra indiciado qualquer abalo à credibilidade probatória reforçada de que gozam aqueles relatórios oficiais, uma vez que o meio de prova remetido pelo clube arguido não permite, de forma objetiva e inequívoca, afastar ou refutar a totalidade dos elementos e circunstâncias que possam ter fundamentado a decisão tomada pela equipa de arbitragem, pelo que se confirma a factualidade descrita nos relatórios”, justificou o órgão disciplinar.
Assim, João Carvalho mantém a suspensão de um jogo e terá ainda de pagar uma multa de 29 euros.