Já é conhecido o que diz o relatório que Sérgio Conceição entregou a Pinto da Costa
Sérgio Conceição já apresentou a Pinto da Costa o relatório do balanço da última temporada, juntamente com as diretrizes sugeridas à SAD para realizar uma abordagem assertiva e cirúrgica ao mercado, com o objetivo de fortalecer a equipa com jogadores de valor, o que é sensível considerando que o FC Porto precisa primeiro vender ativos para obter recursos financeiros que lhes permitam contratar os jogadores desejados pelo treinador. No entanto, é nesse ponto que as coisas ficam estagnadas, o que explica a falta de progresso nessa questão nos últimos tempos.
Extraoficialmente, o FC Porto já contratou um jogador para a próxima temporada, Fran Navarro, avançado espanhol do Gil Vicente, cuja oficialização só deverá ocorrer em julho. Se não há mais nomes sendo mencionados, isso deve-se simplesmente à espera por recursos financeiros. Pinto da Costa e a estrutura da SAD agora têm uma compreensão precisa do que o treinador deseja para manter a equipa no caminho das conquistas – foram três troféus em quatro possíveis na temporada passada, em competições nacionais.
Os outros alvos terão que esperar pelas transferências, sendo conhecido publicamente que a SAD precisa gerar cerca de €50 milhões em vendas até ao final do mês, mantendo ainda a esperança de que Diogo Costa seja o trunfo que permitirá atingir essa meta, apesar de um aparente afastamento do Manchester United, clube que chamou o agente de Onana para uma primeira reunião sobre a possível transferência do guarda-redes do Inter.
Chelsea e Bayern têm sido mencionados como possíveis destinos para o jogador número 99, mas, como noticiado pelo jornal A BOLA, nenhum deles mostrou até agora disposição para pagar de uma só vez a cláusula de €75 milhões do internacional português. É exatamente por essa razão que o FC Porto trabalha nos bastidores num plano alternativo, com ativos valiosos e com mercado, como Otávio, Pepê e Galeno. No entanto, também esses jogadores só sairão pelo valor da cláusula, conforme Pinto da Costa tem destacado repetidamente.
O relatório de Sérgio Conceição é muito específico em relação ao perfil e enquadramento dos reforços para a nova temporada, bem como à estratégia de recrutamento do FC Porto. No entanto, a sua implementação depende de recursos financeiros. O relatório também aborda outros pontos, como o planeamento da pré-temporada, o local do estágio (provavelmente o Algarve mais uma vez) e as datas dos jogos amigáveis, sendo que os primeiros testes serão realizados no Olival.
O plano de Conceição começou a ser desenvolvido em conjunto com sua equipa logo após o término da temporada, como é de praxe desde que se tornou treinador do clube. Mesmo quando o seu nome estava a ser associado a diferentes destinos e clubes, o documento foi concluído de forma totalmente normal.