Jenni Hermoso quebrou o silêncio após a condenação de Rubiales pelo polémico beijo

Jennifer Hermoso manifestou alívio e satisfação pela condenação de Luis Rubiales pelo beijo não consentido após a final do Mundial de 2023.
“Depois de tudo, isto criará um precedente importante num meio social no qual há ainda muito por fazer. Tenho o coração cheio com cada uma das pessoas que estiveram, estão, e continuarão a estar comigo nesta luta. E agora sim, acabou”, declarou a jogadora, dois dias após a sentença.
Rubiales foi condenado a pagar uma multa de 10.800 euros e uma indemnização de 3.000 euros por danos morais, além de estar proibido de se aproximar de Hermoso num raio de 200 metros ou de comunicar com ela por um ano.
Tanto Hermoso como Rubiales já anunciaram que vão recorrer. No mesmo julgamento, Rubiales, Jorge Vilda, Albert Luque e Rubén Rivera foram absolvidos do crime de coação, relacionado com alegadas pressões para Hermoso minimizar o episódio publicamente.
Este caso levou à queda de Rubiales da presidência da RFEF, cargo que ocupou de 2018 a 2023, e à sua suspensão pela FIFA. Hermoso e as suas companheiras tornaram-se símbolos da luta contra o sexismo e a desigualdade de género no desporto, chegando a fazer greve em protesto contra a discriminação.