Jota na Árabia Saudita rendeu uma fortuna ao Benfica
No Relatório e Contas referente à época de 2022/23, divulgado nesta quarta-feira à CMVM, o Benfica fornece detalhes sobre o valor líquido que recebeu na transferência de Jota do Celtic para o Al Ittihad.
Tendo direito a 30% do montante total da transferência, que rondou os 29 milhões de euros, o Benfica anuncia que recebeu 7,585 milhões de euros líquidos, o que resultou num ganho de 6,847 milhões de euros. Isto ocorreu devido à necessidade de deduzir 738 mil euros referentes à “retenção do mecanismo de solidariedade e aos gastos com serviços de intermediação, após a atualização financeira correspondente.”
A este ganho foi necessário subtrair ainda 194 mil euros, devido ao “efeito da atualização financeira, considerando o plano de recebimento acordado, que será reconhecido como rendimento financeiro em períodos subsequentes à data da venda.”
Lembrando que em 2022, o Benfica vendeu Jota ao Celtic por 7,5 milhões de euros, depois do extremo ter atuado no clube de Glasgow por empréstimo durante uma temporada e ter impressionado na Escócia. Portanto, no total, o Benfica arrecadou mais de 14 milhões de euros com o jogador formado no Seixal.