bannerfb

“Montaram um esquema para prejudicar o Benfica”

Cesár Boaventura, empresário de futebol, está envolvido numa das maiores polémicas de sempre no futebol português e decidiu dar uma entrevista exclusiva ao jornal Record.

“Fui avisado por supostos colegas de profissão de que estavam a montar um esquema, não para me afetar, mas sim o Benfica. Foram pessoas ligadas a um clube do norte. Na vou falar em nomes. Era um esquema para tentar derrubar o Benfica. Perguntaram-me se queria colaborar. Diziam que teria problemas, se não quisesse. A vítima é uma instituição que depende das pessoas para a defender.”, começa por dizer.

Para Boaventura, a chamada santa aliança começou em 2015/2016: “Aí começou a santa aliança dos hotéis. Depois apareceram furtos de emails, emails, mil e uma coisas…” Aliança entre FC Porto e Sporting? “Não vou dizer nomes porque estou cansado de ir a tribunal, toda a gente sabe quem são.” E sublinha: “Dizem que é preciso limpar do futebol pessoas como eu, mas não me escondo. Têm de limpar outras pessoas que não aparecem, que estão escondidas. São as pessoas que montam estes esquemas. Houve uma que ficou conhecida por agressões a um jornalista.”

O empresário diz ainda que nunca tento subornar nenhum jogador. “Perguntei qual era a prova e a resposta foi: ‘É a palavra dos jogadores contra a sua.’ Não têm uma única prova que tenha tentado fazer isso [aliciamento] porque nunca fiz. Também nunca houve dinheiro envolvido.” Sobre o ‘Malapata’, diz que o processo vai ser esclarecido. “Das cinco burlas, três têm declarações reconhecidas a dizerem que é mentira, que nunca existiram.”.

“Continuamos a ter uma relação de amizade, gosto muito dele. Sempre foi excelente, nunca me pediu um único ilícito. Sempre foi um homem super correto. Prejudicou-me algumas vezes em comissões, que não me pagou, mas dizia-me na cara. Não me pagou comissão nos casos de Gabigol e Lisandro Lopez”, afirma, acrescentando: “A investigação diz que tinha uma relação de confiança com Luís Flipe Vieira, que falávamos de futebol e de muitas outras coisas, mas que não existe um único indício de me ter pedido qualquer tipo de favor ilícito. Em momento algum ele me pediu algum favor. Continuamos a falar, não me fez mal nenhum.”, diz Boaventura sobre a relação que ainda mantém com Luís Filipe Vieira.

Partilha: