Mundial de Clubes em risco de ser cancelado; Benfica e FC Porto podem perder uma fortuna
A primeira edição do novo formato do Campeonato do Mundo de Clubes, agendada de 15 de junho a 13 de julho, enfrenta o risco de ser cancelada. Segundo a Gazzetta dello Sport, apesar de já estarem apuradas 30 das 32 equipas, incluindo FC Porto e Benfica, a FIFA está a enfrentar sérios desafios, especialmente no que diz respeito à venda dos direitos televisivos, que até agora tem sido um fracasso.
O prazo para a apresentação de propostas para os direitos televisivos terminou sem qualquer oferta significativa das Américas, Ásia ou da região MENA (Médio Oriente e Norte de África), o que é preocupante a três meses do sorteio dos jogos. Originalmente, a FIFA esperava arrecadar quatro mil milhões de euros com estes direitos, mas a única proposta que surgiu foi da Apple, que não excedeu mil milhões de euros.
Um dos principais obstáculos ao interesse no torneio, que será realizado nos Estados Unidos, é a incerteza quanto à localização dos estádios, uma questão crítica num país com múltiplos fusos horários. Adicionalmente, os prémios prometidos aos clubes parecem insuficientes para convencer grandes nomes como o Real Madrid, que ainda não confirmaram a sua presença.