Novos estatutos do Benfica vão a votos este sábado

Este sábado, os sócios do Benfica vão reunir-se no Pavilhão Número 2 do Estádio da Luz para votar a versão final dos novos estatutos do clube, num processo que se arrasta há vários anos. A Assembleia Geral Extraordinária decorrerá entre as 9h30 e as 22h30.
O compromisso de rever os estatutos surgiu como uma promessa eleitoral de Rui Costa e começou a tomar forma a 18 de novembro de 2021, quando a Comissão de Revisão, liderada por Jaime Antunes (que mais tarde se demitiu), se reuniu pela primeira vez. O primeiro rascunho foi apresentado a 21 de março de 2022.
No entanto, a Mesa da Assembleia Geral, presidida por José Pereira da Costa, devolveu o documento com alterações que não agradaram à Comissão de Revisão, por entenderem que beneficiavam a direção do clube. O processo tornou-se ainda mais complexo quando surgiram duas novas propostas, uma da própria Comissão e outra do movimento Servir o Benfica.
Apenas a 24 de agosto de 2024, o então presidente da Mesa da Assembleia Geral, Fernando Seara, conseguiu alcançar um consenso. A primeira Assembleia Geral Extraordinária foi marcada para 21 de setembro, mas um requerimento de João Diogo Manteigas levou à sua interrupção, o que resultou na demissão de Seara.
O processo ficou então nas mãos de João Pereira da Costa, que anunciou que a maioria dos sócios tinha aprovado a proposta na generalidade, bem como os primeiros 20 artigos na especialidade. A reunião foi retomada a 26 de outubro, onde foram introduzidas mais alterações.
Na terceira Assembleia Geral Extraordinária, a 14 de dezembro, foram votados os últimos 47 artigos. Agora, com a quarta e última votação, o Benfica pode finalmente encerrar este longo capítulo da sua história estatutária.