O aviso deixado por Rui Costa na inauguração da Casa do Benfica de Genebra
Neste sábado, Rui Costa destacou a ambição do Benfica para a nova temporada durante a cerimónia de inauguração da Casa do clube em Genebra. O discurso de Rui Costa foi recebido com grande entusiasmo.
O discurso de Rui Costa na íntegra:
“É de alma cheia que aqui estou no meio desta extraordinária manifestação de benfiquismo! A distância física pode ser grande, mas vocês fazem desta Casa um autêntico mini-Estádio da Luz! Impressiona! É benfiquismo em estado puro. É o Benfica à Benfica! Quero por isso começar por enaltecer a Direção desta Casa do Benfica em Genebra pelo excelente trabalho que tem desenvolvido nos últimos anos. Uma Casa renovada, relançada, um exemplo de seriedade e dedicação ao Benfica. É Casa do Ano e é um prémio merecido. Uma salva de palmas para esta direção na pessoa do seu vice-presidente, José Bemposta”.
“Já o disse, e não me canso de o sublinhar sempre que estou numa Casa do Benfica: este benfiquismo que aqui testemunho é o mais extraordinário património do Sport Lisboa e Benfica. É o nosso maior orgulho. A cada dia que passa estou mais convencido disso. Uma certeza que aumenta sempre que me desloco pelo país e pelo estrangeiro e estou entre Benfiquistas. Vir a Genebra e conviver convosco, sentir toda esta emoção, aumenta ainda mais a minha responsabilidade enquanto Presidente, e só nos pode dar ainda mais força para continuarmos a lutar pelo sucesso e na defesa do nosso glorioso Benfica”.
“As Casas do Benfica são essenciais para o Clube e os maiores embaixadores da nossa paixão. São determinantes na fixação e expansão do benfiquismo. São traves fundamentais na afirmação da grandeza do Sport Lisboa e Benfica. É por esse benfiquismo que trabalhamos todos os dias e é também por esse benfiquismo que temos de assumir que a temporada que agora terminou ficou aquém das nossas expetativas. É certo que ganhámos, entre futebol e modalidades de pavilhão, 7 dos 12 Campeonatos disputados, mais do que todos os nossos adversários juntos, mas temos de fazer melhor, não só porque não conquistámos o principal, mas também porque ambicionamos sempre mais, e temos criado todas as condições para que esses títulos possam ser alcançados”.
“Há um grau de exigência e responsabilidade de vencer no Benfica que eu aceito, e que como bom benfiquista vou à luta, com todas as minhas forças. Nesse sentido, entendo a desilusão dos adeptos. Entendo-a porque também essa é a minha desilusão, sempre que não ganhamos. Mas o passado já lá vai. Agora, é olhar para o futuro, com renovada ambição, partindo para a nova época com absoluto foco nas conquistas. É fundamental encarar esta nova época com total responsabilidade e humildade. Quem representa este clube, seja em que área for, tem de estar à altura da exigência máxima.”
“Este vai ser um ano muito desafiante, quer na área desportiva, quer em várias áreas importantes para os horizontes do Sport Lisboa e Benfica. No plano dos direitos televisivos iremos fechar durante esta temporada o acordo que nos permitirá entre 2026 e 2028 receber uma verba adequada à grandeza desportiva, social e económica do Sport Lisboa e Benfica. Vamos seguir o nosso caminho de forma autónoma, com total independência estratégica, e a partir de 2028 há uma garantia que volto a deixar aos Benfiquistas: não vamos sair prejudicados. O Benfica é a maior marca portuguesa em termos mundiais e vai fazer valer os seus direitos.”
“A nível das infraestruturas continuaremos a trabalhar para dar cada vez melhores condições às nossas equipas, tal como aconteceu com o futebol feminino na época passada, com a passagem para o Benfica Campus, proporcionando a melhor época de sempre da história da modalidade. Queremos ainda que cada vez mais sócios possam vir ao Estádio. Para esta temporada já aumentámos em 950 o número de lugares e pretendemos alargar ainda mais esse potencial, mas sempre com a garantia de total conforto para todos os nossos sócios. É, para nós, vital que a nossa casa seja o verdadeiro inferno da Luz para os nossos adversários.”
“Outro desafio importante: fechar a revisão dos Estatutos. Pretendemos um Benfica ainda mais moderno e virado para os sócios e, por isso, vamos finalizar a mais democrática e participada revisão da história do Sport Lisboa e Benfica, que desejamos consensual, abrangente e ambiciosa. Estatutos que serão fundamentais para que o Benfica possa enfrentar um mundo em rápida mudança neste século XXI e não à imagem do Presidente A, B ou C. Um Benfica moderno e ganhador.”
“Um ano de ambição na parte desportiva, onde, insisto, teremos de ganhar mais do que nesta temporada, mas com respeito pela sustentabilidade económica, preservando o futuro do Clube. Iremos prosseguir numa gestão ainda mais criteriosa e eficaz dos recursos, com clara primazia para o projeto desportivo em detrimento de áreas não essenciais. Por fim, iremos neste ano ainda mais longe em termos de dimensão comercial e de valor da marca Benfica, seja através da renovação de acordos com parceiros internacionais de longa data, seja através de novas iniciativas que garantem renovadas vantagens para sócios e adeptos e uma maior proximidade com o Clube”.
“Uma ambição de melhoria contínua e uma vontade de ganhar que se estendem, por estes dias, ao projeto olímpico, com o Benfica a ser o clube português com o maior número de representantes em Paris. Por isso, também daqui de Genebra renovo uma mensagem de apoio e confiança para os nossos atletas que vão marcar presença nos Jogos Olímpicos. Partem, estou certo, com uma enorme ambição de conquistar medalhas e voltar a fazer história. Peço, nesse sentido, um enorme aplauso para todos eles e que elevem, uma vez mais, o nome do Sport Lisboa e Benfica e o nome de Portugal”.
“Estamos a criar todas as condições para uma temporada auspiciosa. Queremos trazer o 39 para a nação benfiquista, sermos campeões e reconquistar o título que foi nosso. Compromisso total para garantir o 39 é o que exijo de todos!!! Queremos apresentar equipas competitivas, capazes de conquistar títulos e troféus. Em todos os lugares e em todos os momentos em que haja uma camisola com o símbolo do nosso Glorioso. É esse o nosso desígnio, é essa a nossa ambição. É isso que os sócios e os adeptos do Benfica merecem.”
“Com o apoio de todos, com o apoio da nossa extraordinária massa associativa, com o apoio do nosso 12.º jogador que nos torna tão imparáveis, com o apoio dos nossos emigrantes que tanto nos ajudam sempre que cruzamos fronteiras, queremos reconquistar o que é nosso. Muito obrigado! Viva a Casa do Benfica em Genebra! Vivam os Benfiquistas! Viva o Sport Lisboa e Benfica.”