O dado que indica que o Benfica pode ser campeão em 2024
O Benfica encerrou o mês de dezembro com quatro vitórias consecutivas, igualando a melhor sequência da temporada, e sem sofrer derrotas, uma situação inédita nos meses anteriores de 2023/24. Apesar de as exibições ainda não atingirem o ideal, os resultados proporcionam novo ânimo, conforme reconhecido pelo treinador das águias, Roger Schmidt.
O campeão nacional começou a temporada conquistando a Supertaça ao vencer (2-0) o FC Porto em agosto, mas logo após, perdeu para o Boavista (2-3) no início da defesa do título. Seguiram-se quatro vitórias consecutivas, mas em setembro, houve uma derrota (0-2) na Champions, em casa, frente ao Salzburgo.
Em outubro, ocorreram mais duas derrotas, novamente no cenário europeu, ambas pela margem mínima: contra o Inter em Milão e a Real Sociedad no Estádio da Luz. Por outro lado, venceram novamente o FC Porto, desta vez para a Liga Betclic. Em novembro, houve outra derrota (1-3) na Champions, desta vez na visita ao conjunto basco, em um mês marcado pelo triunfo (2-1) no dérbi, com dois golos nos acréscimos.
Finalmente, o Benfica teve dois empates no início de dezembro, mas em seguida retomou o caminho das vitórias. Sem a Liga dos Campeões, conseguiram manter-se na Europa com a vitória por 3-1 sobre o Salzburgo e ganharam em Braga, onde haviam perdido no campeonato e foram eliminados da Taça de Portugal na temporada anterior.
Além de terminarem o ano a um ponto do Sporting na competição regular, as águias avançaram para a final four da Allianz Cup, iniciando 2024 em quatro frentes.