O Estádio do Dragão faz hoje 18 anos! Fica a conhecer algumas curiosidades
O Estádio do Dragão atinge a maioridade neste dia 16 de Novembro. Foi neste mesmo dia mas em 2003 que se estreou o estádio mais vitorioso dos últimos anos em Portugal. O estádio do FC Porto era um sonho antigo do presidente Jorge Nuno Pinto da Costa que desde há muito tempo queria uma solução às Antas e o Euro2004 era o momento ideal para a construção do novo reduto dos azuis e brancos.
Mais de 50.000 adeptos assistiram à grandiosa inauguração da infraestrutura, que foi liderava pelo mágico Luis de Matos que desceu de um helicópetro.
Curiosidades do Estádio do Dragão:
- O primeiro jogo do novo Estádio foi um amigável com o Barcelona. O resultado foi favorável aos dragões que venceram por 2-0 como golos de Derlei e Hugo Almeida.
- A estreia do Estádio do Dragão confunde-se com a estreia de um pequeno, frágil, desconhecido (na altura) jogador pelos catalães: Leo Messi. Aos 74 minutos e com a camisola 30, saiu um mágico e entrou um ET, Ronaldinho deu lugar a Messi, o que marcou para sempre a carreira do argentino.
- O estádio não foi logo a casa do FC Porto, que ainda teve de voltar às antas por alguns meses, por problemas com a relva.
- O primeiro golo oficial foi marcado por Maniche, na vitória por 2-1 sobre o União de Leiria (antiga equipa treinada por José Mourinho).
- O estádio do Dragão está ligada também à carreira de Cristiano Ronaldo por 2 motivos: o primeiro golo dos 115 pela selecção foi marcado frente à Grécia no Euro 2004 e o prémio Puskas que ganhou em 2008 pelo golo marcado aos azuis e brancos foi na mesma baliza.
- O jogador que balançou mais vezes as redes das balizas foi Jackson Martínez, com 49 golos.
- O estádio já viu o FC Porto a vencer 10 campeonatos desde 2003.
- 2 dos jogos mais emblemáticos deste campo foram frente ao eterno rival Benfica: os 5-0 aplicados aos encarnados em 2010 e o golo de Kelvin, decisivo para a vitória no campeonato de 2013.
,