Os cenários possíveis para o apuramento do Sporting e do Benfica na Liga dos Campeões
Benfica e Sporting precisam de apenas um empate, frente a Juventus e Bolonha, respetivamente, na última jornada da fase regular da Liga dos Campeões, para garantir a presença no playoff da competição.
Com o encerramento da 7.ª jornada, já estão eliminadas nove equipas que ocupam os últimos lugares da tabela (do 36.º ao 28.º), sem possibilidades matemáticas de qualificação. São elas: Slovan Bratislava, Young Boys, Salzburgo, Sturm Graz, Estrela Vermelha, Girona, RB Leipzig, Sparta Praga e Bolonha.
Das equipas fora da zona de apuramento, apenas Shakhtar Donetsk, Dínamo Zagreb e Manchester City ainda têm hipóteses de avançar. O Shakhtar (27.º lugar) visita o Borussia Dortmund e, mesmo vencendo, não ultrapassará Benfica e Sporting devido à diferença de golos negativa (7:13). O Dínamo Zagreb (26.º), com 8 pontos e um saldo negativo de 8 golos, precisa de uma vitória sobre o AC Milan na última jornada, pois um empate seria insuficiente para atingir o top-24.
O Manchester City (25.º lugar), por sua vez, tem as melhores chances. Se vencer o Club Brugge, alcança 11 pontos e pode ultrapassar Benfica e Sporting caso estas equipas percam. O saldo dos ingleses (15:12) é mais favorável do que o das equipas portuguesas.
Adicionalmente, o PSG e o Estugarda, que ocupam o 22.º e 24.º lugares, respetivamente, também influenciam as contas. Um triunfo dos franceses garante-lhes o apuramento, mas um empate só os beneficia caso Benfica e Sporting percam. Mesmo nesse cenário, as duas equipas portuguesas mantêm vantagem em caso de empate nos seus jogos.
Se Benfica e Sporting somarem 11 pontos, garantem a qualificação devido à melhor diferença de golos comparativamente ao Estugarda e ao Club Brugge, que enfrentam desafios difíceis na última jornada.