Otamendi e Di Maria com garrafas de oxigénio na seleção, a explicação
A seleção argentina já se encontra na Bolívia, onde enfrentará a seleção local nesta terça-feira, às 21 horas, no segundo jogo das eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2026. Está situação acontece após a vitória sobre o Equador na sexta-feira, por 1-0, com um golo marcado por Messi.
A altitude, como é comum na Bolívia, será mais um desafio para a equipa liderada por Lionel Scaloni, que está preocupada com os efeitos que isso pode causar. No entanto, essa é uma situação conhecida para as equipes sul-americanas que jogam em La Paz e em outros lugares.
No caso da Argentina, que tem jogadores como Nicolás Otamendi e Di María do Benfica, medidas estão a ser tomadas para minimizar os efeitos da altitude. Os jogadores argentinos trouxeram garrafas de oxigênio para La Paz, e o treino foi realizado no estádio do The Strongest, uma equipa boliviana que, até recentemente, era treinada pelo português Ricardo Formosinho. Esse estádio está localizado a 3.600 metros acima do nível do mar.
Scaloni fez isso para avaliar como os seus jogadores reagiriam à altitude, a fim de evitar o ditado popular: quanto maior a altitude, maior a queda. Isso é algo que os atuais campeões do mundo, que treinaram com Messi a assistir do lado de fora (ainda não se sabe se jogará hoje), naturalmente desejam evitar.