Polémica no Brasil com a FIFA a ameaçar afastar o país das competições internacionais
Houve uma nova controvérsia no futebol brasileiro esta segunda-feira. A FIFA ameaçou suspender o Brasil das competições internacionais, tanto de clubes quanto de seleções, por causa das ações de um tribunal do Rio de Janeiro relacionadas à remoção de Ednaldo Rodrigues da presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), conforme reportado pela Associated Press.
O líder máximo do órgão que supervisiona o futebol no Brasil foi removido pela justiça em 7 de dezembro, devido a irregularidades na sua eleição em 2022, e há planos para realizar uma nova eleição dentro de um mês.
A presidência da CBF tem enfrentado grandes problemas administrativos, com diversas investigações devido a escândalos de corrupção. Neste momento, está sendo temporariamente liderada por José Perdiz.
Vale ressaltar que a FIFA geralmente não aceita interferências de Estados ou terceiros em federações, o que poderia resultar na exclusão do futebol brasileiro das competições internacionais, a menos que haja um acordo entre as partes.