Polémica no Sporting: Clube decidiu despejar as claques e enviou uma notificação
As claques associadas ao Sporting serão notificadas nesta segunda-feira, dia 29 de julho, para desocupar as suas sedes. A notícia já gerou várias reações, incluindo a de António Cebola, vice-presidente da Juventude Leonina.
Cebola expressou a sua indignação na plataforma X: “Somos Campeões, as claques não têm protocolo e, seja onde for, o apoio é sempre incrível pelo Sporting. Uma época brilhante a começar para ganharmos o Bicampeonato e amanhã, infelizmente, a Direção do Lema União cria o caos no Universo Leonino. Tenham vergonha 🐀”.
O motivo para esta notificação deve-se à necessidade de realizar obras na escadaria do Estádio José Alvalade, num contexto de contínuo conflito entre a Direção de Frederico Varandas e as claques do Sporting.
Fernando Tavares Pereira, ex-candidato à Presidência do clube, também comentou a situação nas redes sociais: “Quem gosta disto, não será que todos somos Sportinguistas? Por isso eu digo, as regras devem começar no Conselho Diretivo, claques, núcleos, assim como em todos os intervenientes. Isto não tem qualquer justificação, regras venham elas. Tem que haver direitos e deveres para todos. Viva o Sporting”.
Recorde-se que, em outubro de 2020, o Sporting iniciou uma ação judicial contra o Directivo Ultras XXI (DUXXI) e a Juventude Leonina (Juve Leo). Em junho deste ano, o processo foi formalizado, com o objetivo de despejar estes grupos organizados das suas sedes anexas ao Estádio José Alvalade. Antes de avançar judicialmente, a Direção do Sporting exigiu por duas vezes que as claques desocupassem os espaços.
🚨Claques do Sporting serão notificadas amanhã para serem despejadas das suas sedes.
A justificação prende-se com obras necessárias na escadaria. pic.twitter.com/7njMOeFGq1— Universo Sporting (@Universo_scp) July 28, 2024