Polícia cria palavra de segurança antes do jogo entre a Inglaterra e a Sérvia
Este domingo, às 20 horas, em Gelsenkirchen, Inglaterra e Sérvia enfrentam-se num jogo do Euro’2024, num ambiente de alerta máximo devido ao potencial conflito entre as suas claques. A UEFA e as autoridades alemãs classificaram o encontro como de alto risco, mobilizando três mil polícias para garantir a segurança nas ruas da cidade, conforme reporta a imprensa inglesa.
Apesar dos adeptos das duas seleções se reunirem em locais opostos de Gelsenkirchen – os ingleses em Nordsternpark e os sérvios em Buer – o centro da cidade é considerado uma zona de elevado risco. As autoridades estão especialmente preocupadas com a possível presença de ultras infiltrados entre os adeptos sérvios, que viajaram sem controlo policial, com o intuito de provocar tumultos.
Para evitar incidentes e facilitar a comunicação entre as forças de segurança e os adeptos, foi recomendado o uso da palavra “panamá” em caso de emergência ou confusão.
Estima-se que este domingo, na Alemanha, estejam cerca de 40 mil ingleses, dos quais apenas 16 mil têm bilhete para o jogo, em contraste com os 10 mil adeptos sérvios.
O ambiente é tenso e durante a tarde houve vários confrontos, como é possível ver no vídeo em baixo:
England vs Serbia 🏴🇭🇷👊 pic.twitter.com/MEYXP4SvZv
— Football Fights (@footbalIfights) June 16, 2024
16.06.2024 EURO 2024
Albanians🇦🇱 attacking Serbians🇷🇸 and some England🏴 fanshttps://t.co/fArHXsZSnE pic.twitter.com/S43qbxQ06D— Hooligans.cz Official (@hooliganscz1999) June 16, 2024