Polícias foram ilibados de procederem de forma errada com atleta do Benfica
O Tribunal de Recursos da Polícia anulou a decisão de um painel disciplinar que, há um ano, havia decretado a demissão dos agentes da Polícia Metropolitana Jonathan Clapham e Sam Franks, devido a um incidente ocorrido em julho de 2020. O painel tinha acusado os agentes de mentirem ao justificarem a busca e detenção de dois atletas negros, afirmando que tinham cheirado a ‘cannabis’.
No entanto, o tribunal de recurso considerou essa conclusão “irracional” e “inconsistente”, ordenando a reintegração dos agentes e o pagamento retroativo dos seus salários. O incidente envolveu a atleta Bianca Williams e o seu companheiro português, Ricardo dos Santos, que acusaram a polícia de discriminação racial. O casal foi algemado e revistado por suspeita de posse de drogas e armas, mas nada foi encontrado. O episódio gerou indignação, com um vídeo amplamente partilhado nas redes sociais mostrando a angústia de Williams ao ser separada do seu bebé de três meses.
Apesar da decisão do tribunal, Ricardo dos Santos manifestou desilusão e pretende contestar o resultado nos tribunais civis. A Polícia Metropolitana pediu desculpas ao casal pelo sofrimento causado.