Provas dos Jogos Olímpicos no Rio Sena voltam a ser canceladas devido à poluição
Devido à chuva intensa de sexta-feira e sábado, que deixou o rio Sena poluído, a organização dos Jogos Olímpicos decidiu cancelar o treino de triatlo previsto para esta segunda-feira. Em comunicado, o Comité Organizador dos Jogos Olímpicos, a Federação Internacional de Triatlo e as autoridades locais anunciaram o cancelamento da parte de natação do triatlo de familiarização, tanto para hoje como para domingo, uma vez que os “níveis de qualidade da água (…) não oferecem garantias suficientes”.
O triatlo será o primeiro evento olímpico a ter lugar no Sena, antecedendo a prova de natação em águas abertas programada para a segunda semana dos Jogos Olímpicos de Paris. A prova de triatlo individual masculino está marcada para as 08:00 de terça-feira (09:00 em Lisboa), seguida da prova individual feminina, à mesma hora, na quarta-feira.
Portanto, não será possível realizar o reconhecimento prévio do percurso de natação no rio, começando na ponte Alexandre-III, apesar do caudal do Sena estar três vezes acima do seu nível habitual de verão devido às recentes chuvas. Contudo, a organização afirmou que “a familiarização das provas de corrida e de ciclismo decorrerá como previsto” durante o dia, mantendo a confiança de que as competições se realizarão conforme planeado na terça e quarta-feira.
Em preparação para os Jogos e visando o uso público futuro, o Governo francês e as autoridades locais investiram 1,4 mil milhões de euros para tornar o Sena e o seu principal afluente, o Marne, aptos para banhos.