Rafa vai mesmo sair do Benfica e já se sabe quando será o último jogo
Rafa Silva, após uma longa trajetória de 325 jogos, 22.888 minutos de competição oficial, 92 golos, 66 assistências, conquistando três campeonatos, uma Taça de Portugal e duas Supertaças Cândido de Oliveira, está prestes a disputar seu último jogo no Estádio da Luz com a camisola do Benfica, frente ao Arouca, na 33.ª jornada da Liga.
Embora ainda não haja confirmação oficial por ambas as partes, o avançado de 30 anos encerra o seu contrato no final desta temporada e optou por não renovar.
Embora vários clubes europeus tenham manifestado interesse em Rafa nos últimos meses, especialmente italianos, parece que está prestes a rumar para um campeonato mais distante, possivelmente no Catar, no Al Sadd, que ofereceu um contrato milionário com um salário anual de €7,5 milhões e um prémio de assinatura generoso de cerca de €10 milhões. Rafa e os seus representantes têm-se mantido em silêncio sobre o assunto.
A falta de capacidade financeira da SAD do Benfica para satisfazer as exigências de Rafa, juntamente com a forma como o clube lidou publicamente com o processo de renovação, criando a impressão de que Rafa estava a pedir o impossível, contribuíram para que o jogador tomasse a decisão de sair ainda antes do início da temporada. Uma conversa durante o estágio de pré-época com Rui Costa, presidente do Benfica, convenceu temporariamente Rafa a permanecer para concluir a temporada 2023/2024 (também para poder beneficiar do prémio de assinatura), mas está determinado a sair.