Roger Schmidt tem uma larga vantagem nos confrontos com Sérgio Conceição
O técnico do Benfica, Roger Schmidt, ganhou três dos quatro encontros diretos com o treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, o que vai contra o histórico recente dos confrontos entre os dois clubes.
Antes da chegada do técnico alemão, Conceição tinha um histórico positivo contra o Benfica, com nove jogos sem perder, incluindo sete vitórias e três triunfos consecutivos. Porém, na era Schmidt, apenas venceu um dos quatro embates.
O treinador germânico, de 56 anos, conseguiu uma vitória no Dragão na época passada por 1-0 e ganhou os dois jogos de 2023/24, ambos por 2-0, um na Supertaça Cândido de Oliveira, em Aveiro, e outro para a I Liga, na Luz.
A única exceção foi na segunda volta da temporada anterior, em que Conceição levou o FC Porto à vitória por 2-1 na Luz. Contratado ao PSV Eindhoven em 2022, Schmidt conduziu o Benfica ao título em 2022/23, com destaque para a vitória no Dragão na 10ª jornada.
O confronto direto ficou igualado no final do campeonato passado, mas Schmidt desempatou a seu favor no início desta temporada, vencendo os portistas por 2-0 na Supertaça. O argentino Di María marcou o primeiro golo e o croata Petar Musa o segundo. O jogo ficou marcado pela expulsão de Pepe e de Sérgio Conceição.
Posteriormente, em 29 de setembro, as equipas voltaram a enfrentar-se, com o Benfica a vencer por 1-0 na Luz, com um golo de Di María, resultando num total de 3-1 a favor de Schmidt em relação a Conceição e ao FC Porto.
Com estes resultados contra o alemão, Conceição perdeu o saldo positivo que tinha contra o Benfica. No total de 28 jogos, o atual treinador do FC Porto tem agora 12 vitórias, quatro empates e 12 derrotas contra o Benfica, marcando 30 golos e sofrendo 31.
Apesar disso, Conceição mantém um domínio considerável sobre o Benfica quando treina o FC Porto, com 10 vitórias, três empates e cinco derrotas, marcando 25 golos e sofrendo 15. O próximo jogo entre Conceição e o Benfica e Schmidt e o FC Porto, para a 24ª jornada da I Liga, será no domingo, no Estádio do Dragão, com arbitragem de João Godinho (AF Braga).