Rui Pinto condenado a pagar multa ao Paris Saint-Germain, o valor é surpreendente… um euro
Rui Pinto, o português envolvido no caso Football Leaks, recebeu uma sentença de seis meses de prisão, com pena suspensa, pelo Tribunal Judiciário de Paris. Esta condenação relaciona-se com o acesso ilegal a emails do Paris Saint-Germain.
Durante uma audiência preliminar de admissão de culpa, o juiz concordou com a pena proposta pelo Ministério Público francês, que também foi aceite por Rui Pinto, de 35 anos. Rui Pinto ficou conhecido por divulgar informações privadas que abalaram o cenário do futebol mundial.
Em tribunal, Rui Pinto afirmou: “Aceito os factos pelos quais sou acusado. Não vejo razão para prolongar o julgamento. Já estou envolvido em burocracia judicial em Portugal há cinco anos por factos semelhantes aos que estou aqui presente”.
A condenação de Rui Pinto deve-se ao acesso e extração ilegal de dados das caixas de correio eletrónico do diretor financeiro, do diretor-geral adjunto e de um assistente de gestão do Paris Saint-Germain, entre 2015 e 2019, a partir de França, Portugal e Hungria.
Para além da pena de prisão suspensa, Rui Pinto foi também condenado a pagar simbolicamente um euro de indemnização ao clube onde jogam os futebolistas internacionais portugueses Nuno Mendes, Danilo, Vitinha e Gonçalo Ramos.