Sporting tenta dificultar transferência de Tiago Santos para o Benfica
O Benfica e o Estoril chegaram a um acordo para transferir Tiago Santos da Amoreira para a Luz, mas o Sporting pode impedir que o negócio seja concretizado.
Além de possuírem 10% dos direitos do jogador e direito de preferência, uma vez que ele passou a maior parte de sua formação na Academia, os leões introduziram cláusulas anti-rivais nos contratos com o Estoril (10 M€) e com o próprio Tiago Santos (10 M€), quando o lateral trocou Alcochete pelo clube da Linha em janeiro de 2022.
De acordo com informações apuradas pelo Record, a administração verde e branca está determinada em fazer valer os documentos assinados naquela época, ou seja, eles não abrirão mão do eventual exercício da cláusula que protege a transferência de Tiago Santos para um rival direto, o que provavelmente inviabilizará a negociação devido aos montantes envolvidos. No limite, se as partes decidirem levar essa disputa até o fim, a questão acabará nos tribunais.
Como o jornal noticiou no dia 10, há um acordo entre o Estoril e o Benfica para a transferência do defensor, por 5 milhões de euros, correspondendo a 75% de seus direitos, sendo ele desejado na Luz como alternativa a Alexander Bah, já que Gilberto pode estar de saída. Com 34 jogos (2.657 minutos) e 6 assistências na temporada 2022/23, Tiago Santos, de 20 anos, se estabeleceu como titular no António Coimbra da Mota, inclusive precipitando o retorno antecipado de Gonçalo Esteves ao Sporting após o empréstimo. Em janeiro, o jovem lateral renovou com o Estoril até 2025. Foi nessa época que o Estoril passou a deter 90% dos direitos do jogador (mais 40%), em uma troca de percentagens com o Sporting envolvendo Arthur.