Terrorista fez publicação após atirar sobre três suecos que iam ver o jogo entre a Bélgica e a Suécia
Dois cidadãos suecos perderam a vida e várias pessoas ficaram feridas num ataque terrorista em Bruxelas na noite de segunda-feira. Segundo a imprensa belga, o suposto autor disparou com uma Kalashnikov contra várias pessoas nas ruas da capital, o que levou a um reforço das medidas de segurança no Estádio Rei Balduíno, onde decorria o jogo de qualificação para o Euro’2024 entre Bélgica e Suécia. O jogo, que já estava no intervalo, não foi retomado, uma vez que os jogadores suecos recusaram continuar, contando com o apoio dos jogadores belgas. No entanto, os adeptos permanecem no estádio, pois as portas foram trancadas.
A UEFA posteriormente confirmou a suspensão do jogo, citando um “suspeita de ataque terrorista em Bruxelas” como a razão.
De acordo com testemunhas no local, o suposto autor, usando um colete fluorescente laranja, afirmou pertencer ao Estado Islâmico e gritou ‘Aallahu Akbar’, que se traduz como ‘Deus é grande’. Após disparar contra os suecos e outras pessoas, fugiu do local de mota e o seu paradeiro é desconhecido. Vale a pena notar que, em França, o país vizinho, existe um alerta devido a ameaças de ataques terroristas.
Entretanto, o nível de alerta terrorista em Bruxelas foi elevado ao máximo, e algumas estações de metro foram encerradas. A Ministra do Interior, Annelies Verlinden, anunciou que “o autor está a ser localizado” e que a polícia está a conduzir a investigação.
O jornal ‘Het Nieuwsblad’ relata que o suspeito terá posteriormente partilhado um vídeo no Facebook onde alegou ter assassinado “três infiéis”.