Titulo decidido na última jornada; As contas para o Benfica e para o FC Porto serem campeões
Com o empate (2-2) no dérbi, o Benfica viu reduzida para 2 pontos a vantagem em relação ao FC Porto, antes da última jornada. Neste momento, o Benfica tem 84 pontos, enquanto o FC Porto tem 82, após a vitória de ontem em Famalicão. Assim, tudo será decidido na última rodada.
O Benfica recebe o Santa Clara, que já foi rebaixado, e garante imediatamente o título com uma vitória, independentemente do resultado do FC Porto em casa contra o V. Guimarães. Estas são as contas mais simples para os atuais líderes. O Benfica tem ainda outra opção, que é o empate. Nesse caso, se o FC Porto vencer, ambos os times terminariam com 85 pontos, mas o FC Porto teria que compensar a desvantagem de 11 golos que tem em relação ao rival. Vamos explicar: como ambos estão empatados no confronto direto, o próximo critério de desempate é a diferença de golos em toda a competição, onde os jogadores de Roger Schmidt têm vantagem (79 golos marcados e 20 sofridos, +59) sobre os de Sérgio Conceição (70 golos marcados e 22 sofridos, +48).
Em outras palavras, o FC Porto precisaria vencer, por exemplo, por 11-0 (se na partida do Benfica terminasse em 0-0). Com esse resultado, os dois rivais estariam empatados na diferença de golos, também no número de vitórias no campeonato (próximo critério de desempate) e o desempate seria decidido no 5º critério: mais golos no campeonato, onde o FC Porto estaria em vantagem. É um cenário bastante complicado para o atual campeão.
Por outro lado, se o Benfica perder em casa para o Santa Clara e o FC Porto vencer, os dragões se tornarão bicampeões. Aliás, para celebrar o título, o FC Porto está sempre obrigado a vencer e a esperar pelo resultado na partida do Benfica.
O Benfica é campeão se:
- Vencer o Santa Clara;
- Empatar e o FC Porto, mesmo vencendo, não anular a diferença de golos, que no momento é de 11 a favor das águias;
- Perder e o FC Porto não vencer.
O FC Porto é campeão se:
- Vencer o V. Guimarães e o Benfica perder;
- Vencer o V. Guimarães e o Benfica empatar, ao mesmo tempo anulando a desvantagem na diferença de golos.