Treinador do Sporting é suspenso 2 meses por falar em corrupção
O treinador do Sporting, Alejandro Domínguez, de origem hispano-argentina, foi suspenso por dois meses devido a ter sido considerado culpado num processo disciplinar relacionado com “ameaça e ofensa à honra, consideração e dignidade” numa publicação na rede social Instagram.
De acordo com a decisão do Conselho de Disciplina (CD), o presidente do órgão equivalente na arbitragem, Orlando Panza, apresentou uma queixa sobre uma publicação do treinador nas stories do Instagram. No dia 3 de maio passado, Alejandro Domínguez escreveu: “É triste ver o nível de corrupção e más intenções no desporto ao qual você dedica a vida. Hoje, só quero desistir”.
O treinador solicitou a conversão do processo de sumário para comum, alegando que o exercício dos seus direitos não era compatível com a primeira forma. No entanto, “acabou por não apresentar defesa, não juntar documentos, não apresentar testemunhas e não solicitar qualquer diligência probatória”, como se pode ler na decisão.
Esta situação não impediu o CD de considerar que Alejandro Domínguez “ofendeu a integridade e reputação de todos os agentes desportivos envolvidos na modalidade em particular e no desporto do patinagem em Portugal, sendo estas afirmações capazes de afetar a confiança do público na integridade das competições, bem como o seu sucesso e popularidade”. A sua “qualidade de treinador” foi considerada um agravante.
Para além da suspensão de dois meses, a pena inclui o pagamento de uma multa de 1520 euros. No entanto, esta punição não deverá interferir com a pré-temporada do Sporting, cujo primeiro compromisso oficial será a Elite Cup em setembro.