Vice-presidente do Benfica fala em novo estádio com uma capacidade de 120 mil lugares
Rui do Passo, vice-presidente do Benfica, sugeriu que o clube deve começar a planear a construção de um novo estádio com capacidade para 120 mil lugares, superando os atuais 70 mil do Estádio da Luz. “Tem de ter a capacidade mítica que está na cabeça de todos os benfiquistas, os 120 mil lugares”, afirmou à BTV, acrescentando que o estádio atual poderia ser destinado ao futebol feminino e ao râguebi.
Segundo Rui do Passo, o atual recinto, que será palco de uma meia-final do Mundial 2030, não pode crescer mais devido a questões de segurança e regulamentação. “Neste estádio, não podemos ir mais além dos 70 mil. Este estádio começa a esgotar-se”, declarou, defendendo que “o longo prazo está logo ali”.
O dirigente sublinhou a forte procura por lugares no estádio. “Temos camarotes e lugares executivos com listas de espera, e quase 17 mil sócios aguardam por red pass. Não é difícil passar de 45 mil para 70 mil red pass e duplicar os lugares executivos e camarotes. É possível pensar seriamente num projeto destes.”
Apesar disso, a construção de um novo estádio está fora da agenda imediata, já que o aumento da capacidade do atual para 70 mil lugares, anunciado por Rui Costa, será concluído até 2026/27.
Rui do Passo revelou ainda que o clube está prestes a atingir os 400 mil sócios. “Estamos a caminho dos 400 mil. O último número que conheço é 392.202, e acredito que até ao aniversário, em 28 de fevereiro, chegaremos lá”, destacou, reforçando a importância de uma “sustentabilidade financeira” para o clube.