(VÍDEO) Ricardo Mangas aparece vestido de mulher e transferência para a Rússia está em risco
Ricardo Mangas, jogador do Vitória SC, está prestes a transferir-se para o Spartak de Moscovo por cerca de dois milhões de euros. No entanto, segundo a imprensa russa, incluindo publicações como o Mash e o Sports 24, um vídeo partilhado por Mangas no TikTok, onde aparece vestido com as roupas e maquilhagem da namorada, desencadeou uma série de queixas de “ativistas e adeptos”, levando a uma investigação pelo Comité Investigativo do Gabinete do Procurador Geral russo. Apesar de Mangas ter removido o vídeo das redes sociais, a controvérsia cresceu, com Andrei Zgonnikov, presidente do Conselho dos Pais da Rússia, a afirmar que o jogador não deveria entrar no país e a criticar o Spartak por promover “valores não-tradicionais”.
Inicialmente, o foco estava na orientação sexual de Mangas e na alegada propaganda de movimentos LGBT, proibidos na Rússia. As críticas intensificaram-se, com ativistas a exigirem uma investigação legal. Apesar de todo o tumulto, o Spartak não se pronunciou sobre o caso. As notícias indicam que Mangas tratou do seu visto na sexta-feira e estava planeado viajar para a Rússia no sábado para finalizar a transferência, embora seja improvável que prossiga se for aberto um processo criminal contra ele. A transferência estava acordada para 2,5 milhões de euros e incluía um contrato de dois anos com opção por mais um. Mangas até ficou de fora de um jogo treino com o Penafiel para resolver estas questões.
A causa di questo divertente tiktok lo Spartak Mosca ha bloccato l’acquisto del difensore portoghese Ricardo Mangas, che era già in procinto di trasferirsi.
Mangas è stato “accusato” di propaganda LGTB. pic.twitter.com/bjxnyrIWts— Lunacharsky (@silupescu) September 5, 2024