Vitória do FC Porto contra o Shakhtar valeu 50 milhões de euros… ao Benfica
O FC Porto garantiu a vitória sobre o Shakhtar Donetsk, confirmando assim a participação do Benfica no Mundial de Clubes de 2025, a ser disputado nos EUA entre junho e julho. Esta será a primeira edição do torneio com a participação de 32 equipas. A simples presença na competição garantirá a cada clube um prémio de cerca de 50 milhões de euros, além de bónus pelos resultados alcançados.
No novo formato do Mundial, a UEFA terá direito a inserir 12 equipas, levando em consideração tanto o ranking da entidade europeia quanto o sistema de pontos da FIFA, com um período de quatro anos em análise. Por essa razão, Portugal terá duas equipas na competição.
Na edição de 2025, cada país poderá ter no máximo duas equipas, com exceções. Se mais de duas equipas desse mesmo país vencerem a Liga dos Campeões no período de quatro anos, esse país terá direito a três vagas. Nesse contexto, o Benfica está em vantagem em relação ao Leipzig e ao Atlético Madrid. Mesmo que acumulem mais pontos no sistema FIFA, os alemães têm o acesso negado devido às pontuações superiores do Bayern de Munique e do Borussia Dortmund, assim como o Atlético de Madrid em relação ao Real Madrid e ao Barcelona.